Por trás das roupas descoladas e do jeito sensual existe um grupo que tomou de assalto corações de crianças e adolescentes do mundo inteiro - e, principalmente, ensinou valores como a amizade e o respeito através da música. Há quatro anos na estrada, o RBD surgiu na novelinha Rebelde, produzida pela mexicana Televisa e exibida no Brasil pelo SBT. O grupo ganhou destaque na trama e ganhou vida própria, lançando o primeiro álbum, homônimo à novela, em 2004. Christian Chávez, Christopher Uckerman, Alfonso Herrera, Mayté Perroni, Dulce María e Anahí formam o grupo que já vendeu um número em torno de 20 milhões de CDs, em uma impressionante sobrevivência além da novela.
No Ceará, o RBD aportou pela primeira vez em setembro de 2006, no auge da carreira. Foram 13 shows no Brasil. Por aqui, 15 mil pessoas compareceram ao Marina Park Hotel, local da apresentação. Foram duas horas de música baseadas no segundo disco, Nuestro Amor, lançado no ano anterior. Outras turnês, discos e DVDs foram lançados, até que, em agosto último, os mexicanos anunciaram a separação do grupo. Na coletiva, Anahí (a loira) fez um último pedido ao público: "Marchem contra o fim do RBD".
O pedido correu o mundo e foi atendido em vários países, e os fãs cearenses também fizeram a parte deles. Cerca de mil seguidores do RBD caminharam com faixas e balões por toda a avenida Beira-Mar apenas dois dias depois do apelo de Anahí. Com tanta demonstração de carinho, finalmente o RBD volta a Fortaleza, dois anos depois da primeira apresentação. O show faz parte da Tour Del Adiós, a Turnê do Adeus, a última vez do RBD por aqui.
"Quando soube, chorei, porque fiz de tudo pra que esse show acontecesse aqui. Agora que está acontecendo, estou lutando pelo meu segundo sonho, o camarim", conta a estudante Tathyane Oliveira, de 16 anos. Camilla Bezerra Dantas, da mesma idade, completa: "Lutamos muito para conseguir trazê-los e, com certeza, eles irão se surpreender. Estamos organizando várias supresas no decorrer do show. Será um sucesso!".
A apresentação está marcada para o dia 25 de novembro, terça-feira próxima. Mesmo durante a semana, o RBD promete levar não só cearenses, mas fãs de outros estados do Nordeste e do Norte. A comunidade do show no Orkut ultrapassa os 1.300 membros, e as caravanas de outros estados estão sendo montadas por lá.
O estudante Renato Ronner nomeou-se representante do público de fora de Fortaleza e se dispôs a comprar os ingressos antecipados para quem só pode chegar à cidade no dia do show - Renato recebe o dinheiro em uma conta no banco e segue para a bilheteria do Siará Hall. Os clientes estão satisfeitos, e o negócio tem dado tão certo que o Buchicho nem conseguiu encontrá-lo em casa durante a apuração da reportagem!
Serviço:
RBD - Tour del Adiós. Terça-feira, 25, a partir das 20h30min, no Siará Hall (avenida Washington Soares, 3199 - Edson Queiroz). Ingressos: R$ 80 (pista), R$ 180 (camarote 2º piso), R$ 200 (camarote 1º piso), R$ 300 (front stage). Outras informações: 3278 8400.
Mas o que esses mexicanos têm?
O que esse grupo tem que deixa tantos jovens apaixonados? Eles são lindos, descolados e sensuais. As músicas são calcadas no pop, ora passeando por vertentes mais românticas, ora apresentando ritmos mais dançantes. O último disco, Empezar Desde Cero, recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop .
A bem da verdade, o mais importante mesmo na música do RBD é a mensagem que fica para adolescentes como Raíssa Alencar de Oliveira, de 15 anos: "O RBD não é só uma banda. É uma geração! É a geração que luta pela Paz, que busca enfrentar seus problemas e encontra, nas letras das músicas, o incentivo para isso. O RBD marcou a vida de muitas pessoas, inclusive a minha. Eles me ensinaram que devo ter esperanças, que devo lutar por meus objetivos. Devo muito a eles", conta a fã que verá de perto o grupo pela primeira vez.
Quem também faz questão de declarar o amor pelo RBD é a estudante Hiala Maciel Alves, de 18 anos. "Sou fã do RBD desde 2005, principalmente da Anahí. Eu não consigo explicar o que eu sinto por eles, não dá, é amor demais", diz. O coração de Hiala, de Juazeiro do Norte, só se acalmou quando ela tatuou o nome de Anahí no próprio corpo. "Ela é tudo pra mim, tatuei o nome dela e faria de novo se preciso. Minha mãe ainda não sabe que eu tenho essa tatuagem, então, mainha, se você ler essa matéria, PERDÃO! A Anahí marcou minha vida, é pra sempre!", desculpa-se.
RBD e o Ceará
Em 2006 o RBD realizou o primeiro show em Fortaleza. Os fãs se encontraram, se conheceram e, em um movimento mundial, criaram, no ano seguinte, o dia mundial do RBD, comemorado em 4 de outubro. Na turnê de Celestial, que passou pelo País naquele ano, Fortaleza não foi incluída.
Neste 2008, mais uma visita do sexteto ao País, mas sem apresentações em Fortaleza. Era a divulgação de Empezar Desde Cero, quarto álbum de estúdio. Mas os fãs não ficaram parados. Era hora de lutar para ter o show do grupo na cidade.
Palavras como luta e sonho eram repetidas à exaustão pelos fãs cearenses, que se encontraram no Orkut, traçaram estratégias e organizaram o movimento "RBD em Fortaleza", na tentativa de sensibilizar produtores locais e conseguir trazer o show dos ídolos no mês de maio. Nada feito - não àquela época.
Em agosto, o baque: o anúncio do fim do grupo. Os fãs marcharam contra o fim da banda na avenida Beira-Mar e, com a ajuda de duas comunidades no site de relacionamentos (RBD em Fortaleza e RBD no Ceará), que somam mais de 10 mil participantes, conseguiram o tão sonhado - e suado - show em Fortaleza, única data no Norte-Nordeste.
O fim do RBD
"Quero deixar claro que não fui eu, nem uma pessoa específica que tomou a decisão. Foi um acordo do grupo, onde todos que fizeram parte concordaram", disse o produtor do RBD, Pedro Damián, em uma carta oficial aos fãs em agosto deste ano. A separação acontece quatro anos após a estréia, com cerca de 20 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo. "Não há culpados, não deveria ter, é uma mudança, é uma transformação, é parte do crescimento", acrescentou.
Apesar de Damián ter divulgado que era uma decisão de todos, Anahí fez uma pelo aos fãs para que eles protestassem contra o fim do grupo. Diante dessa situação, alguns fãs chegaram a cogitar que a declaração seria um golpe de marketing, para alavancar as vendas de discos e shows. Em resposta, o produtor avisou que "este é o princípio da transformação do grupo pop mais importante da última década, mas será o público e os fãs que decidirão quando isso vai ocorrer. Espero que acompanhem o grupo em cada uma das noites que faltam e juntos se despeçam deles, com a energia do amor", pede.
Depois de Fortaleza, o grupo segue para Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, partindo para shows nos Estados Unidos, Peru, Chile, Eslovênia, Sérvia e Espanha, encerrando o ano no dia 21.
Em estúdio, ainda há a previsão para o lançamento de um álbum de despedida. Uma coletânea também já foi providenciada pela EMI, gravadora do RBD. Greatest Hits já está nas lojas e traz 15 hits do grupo.
Mercado RBD
Desde a confirmação e o início da venda de ingressos, os fãs se movimentam, seja para garantir o lugar para conferir a apresentação ou para levantar um dinheirinho extra para o dia do show. Fãs mais prendados fazem pulseirinhas de linha com o nome dos integrantes. Aos que faltam o talento manual, mas o tino para o negócio sobra, vale até vender balões vermelhos para homenagear a banda. Tem gente vendendo asinhas de borboleta da Anahí, camisetas estampadas com a imagem do RBD, as tradicionais pulseirinhas de neon... Vale tudo!
Quer conhecer o RBD? Tá na sua mão!
RBD Tá na Minha Mão é uma promoção do O POVO para ganhar um par de ingressos para assistir ao show no front stage e, de quebra, conhecer os mexicanos do RBD. A brincadeira é simples: você envia um SMS com a palavra RBD para o número 50090. Até que outra pessoa envie um outro SMS para participar, o prêmio fica na sua mão. O tempo entre o recebimento de uma mensagem e outra será contabilizado, e, até o meio-dia do dia 24, segunda-feira, quem tiver ficado mais tempo com o prêmio na mão leva tudo! A cada lance do jogo o participante é informado por um SMS da sua posição. No final do prazo, todos os participantes serão comunicados, também por SMS, do resultado da promoção. A divulgação do vencedor será feita no portal O POVO Online às 18 horas da segunda. Cada SMS terá o preço de R$ 0,31 mais impostos, válido somente para clientes TIM e Claro.
Eu Vou
"Vai ser o momento mais especial da minha adolescência, ou até mesmo da minha vida. Saber que vou ver de novo, mas pela última vez essas pessoas que eu amo demais... Vou chorar muito"
Beatriz Vitoriano, 15 anos
"Para mim esse show é o mais especial e, ao mesmo tempo, o mais triste, porque é o último. A última chance de ver essas seis pessoas que nos ensinaram tanto sobre o amor, a amizade e, acima de tudo, a acreditar e lutar por nossos sonhos".
Rita de Cássia Guedes, 18 anos
"Esse show do RBD representa a realização de um sonho. São dois anos lutando por esse show com meus amigos, muitos altos e baixos, mas continuamos insistindo. Aqui está a prova de que todo sonho é válido".
Adriel Saul, 17 anos
"Estou contando os dias pra que chegue o show! Fui ao primeiro show deles que aqui em Fortaleza. Fui com minha mãe na pista, mas, além de eu ter que ficar lá atrás, não consegui ver eles! Mas esse ano, se Deus quiser, eu consigo, pois vou pro camarote. Mesmo que a banda se separe, ela vai estar sempre no meu imenso coração".
Bianca Braga, 12 anos.
Fonte: OPovo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário